1 Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs?
2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
7 Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
11 Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor.
12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
Salmos 2:1-12
O Salmos 2 é interessante porque contém várias mensagens diferentes nele. Os primeiros versículos constatam um fato: quem chega no poder, geralmente, se esquecer que existe alguém maior que ele, Deus. Fácil entender o que o salmista diz que o Senhor zombará deles. Por que? Porque se uma pessoa sobe de posição e esquece que ainda tem um chefe maior que ele, e começa a se achar o tampa, das duas uma ou o chefe dele vai rir da cara dele, ou vai demitir ele por ele está se achando demais. É exatamente isso que o Salmos está dizendo. A lição é: não importa a posição que você esteja, grande ou pequeno, é sempre bom lembrar que existe um chefe maior, e humildade é a ordem do dia.
O segundo ponto é entendo como uma profecia a respeito de Jesus, porque filho está com letra maiúscula, então significa que está se referindo a Jesus; e quando de fato nós observamos a história do cristianismo que a princípio começou em Israel, mas hoje o cristianismo é maior nos outros países, ou seja, nos gentios.
O terceiro ponto que esse Salmo nos ensina: o salmista volta um pouco para o assunto anterior, e instrui que os reis (governantes ou qualquer pessoa na posição de autoridade) sejam humildes e se deixem instruir, porque obviamente ninguém sabe de tudo. E nós precisamos sempre de uma ajuda, de um outro ponto de vista para ajudar a chegar as conclusões mais sensatas.
E por últimos, que eu quero destacar aqui é que o salmista, penso eu que reconhecendo que ser pais, também é uma posição de autoridade sobre o filho, instrui aos pais que sejam amáveis com seus filhos para que ele não se revolte. Embora a palavra filho também esteja com letra maiúscula, eu penso que podemos tirar a lição disso que nós enquanto filhos, tudo o que queremos é agradar nossos pais, e receber amor deles. Igualmente nós deveríamos nos comportar com relação a Deus que é nosso Pai que está nos céus e que nos conhece melhor do que os nossos pais na terra; e por essa razão nós deveríamos fazer tudo para O agradar. Filhos se rebelam porque algo há de errado dentro de casa; nós seres humanos nos rebelamos contra Deus por causa da nossa natureza pecaminosa, mas Deus se mostra fiel, quando nós nos achegamos a Ele.
Oremos: Senhor Deus que estais nos céus, muito obrigada por mais um dia de vida, e que essas palavras de sabedoria vinda da tua palavra crie raízes no meu coração. Capacita-me para ser mais humilde e amar mais às pessoas ao meu redor. Em nome de Jesus, Teu Filho, amém.
Comments
Post a Comment