Skip to main content

Translate

Salmos 9 - Vamos dar graças


Nos salmos em geral, principalmente os escritos por Davi, vamos ver ele falando dos seus inimigos. Mas temos que lembrar de duas coisas: 1. Davi era um guerreiro e um rei. Logo, ele tinha inimigos reais, de carne e osso também. Inimigos que o perseguiam; mas também temos que lembrar que muitas vezes o nosso inimigo não vem em carne e osso. Vem em forma de pensamentos e velhos hábitos, o que me leva ao ponto 2. 2. Hoje em dia, em geral nós não temos inimigos que vem querer nos matar, e nos obrigam a fugir e nos esconder literalmente (embora em algumas partes do mundo isso acontece). Mas, como Paulo escreveu em "pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.Efésios 6:12". 
Então quando lemos os Salmos nós podemos pensar em inimigos de carne e osso, e inimigos espirituais, aqueles que não vemos. 

O importante desse versículo aí em efésios, é que ao acreditar nele, e refletir nele, nos facilita a vida para liberar perdão paras as outras pessoas. Quando nós pensamos que aquele mal que aquela pessoa nos fez foi orientado não pela própria cabeça, mas pelas sugestões do nosso inimigo espiritual que só tem um propósito em sua existência: roubar, matar e destruir. Roubar - sua vida, felicidade, paz, matar - sua esperança, seus sonhos, sua carne e destruir tudo o que você construiu, sua família, seu lar, sua carreira. 

Então, com isso em mente vamos ler o salmos de hoje, salmos 9:
"Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.
Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Quando os meus inimigos contigo se defrontam, tropeçam e são destruídos.
Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça. Salmos 9:1-4

O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.
Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.
Cantem louvores ao Senhor, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.
Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos.
Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte,
para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação.
Caíram as nações na cova que abriram; os seus pés ficaram presos no laço que esconderam.
O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas. 
Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!
Mas os pobres nunca serão esquecidos, nem se frustrará a esperança dos necessitados.
Levanta-te, Senhor! Não permitas que o mortal triunfe! Julgadas sejam as nações na tua presença.
Infunde-lhes terror, Senhor; saibam as nações que não passam de seres humanos. Pausa

Salmos 9:9-20


Comments

Popular posts from this blog

I see Grace in the time of the Law // Eu vejo Graça no tempo da Lei

People frequently say that the Old Testament is the time of the law, and now we are under the Grace of God. Surprisingly, I just found out an explicit act of the Grace of God in the Old Testament. As I read chapter 9 of Deuteronomy , in which has a title Not because of Righteousness (ESV). I am stunned to see verses 4 - 6, they say: “ Do not say in your heart , after the Lord your God has thrust them out before you, ‘ It is because of my righteousness that the Lord has brought me in to possess this land,’ whereas it is because of the wickedness of these nations that the Lord is driving them out before you. 5 Not because of your righteousness or the uprightness of your heart are you going in to possess their land, but because of the wickedness of these nations the Lord your God is driving them out from before you, and that he may confirm the word that the Lord swore to your fathers, to Abraham, to Isaac, and to Jacob.6 “Know, therefore, that the Lord your God is not giving y...

A message to sons and daughters // Uma mensagem para os filhos e filhas

  In my church, better in San Diego I have this impression that we have a lot of elderly people. They say it is because of the weather. The weather brings retired people to live here. Years ago, at least. Currently, living in Southern California is way too expensive. I bet they are going to Florida, despite the hurricanes. Where am I going with this? I had plans when I moved back to my hometown 11 years ago. I wanted to be closer to my ageing mom. I know my mom. I know that she is not the easy-going person we hoped. She is a person with a hard and sad past. I wanted to be with her. Even knowing that it wouldn’t be a smooth living, I was willing to live with her. I wasn’t expecting to get married. I wasn’t expecting my now-husband to move with me. I thought he was going to choose to stay in São Paulo, or go back to his country, or whatever. But after I told him what my plan was, I said, if he wanted to come with me, it would be nice. But I k...

Doubts and fears leave us halfway // Dúvidas e medos nos deixam na metade do caminho

  Despite all the sad news I got this week, we are still standing. I am in the Book of Joshua, in my annual Bible reading. There is a part in the book that is kind of boring. It is the distribution of the cities and borders. It is tempting to skip this part, but something that I heard from the guy from the Bible Project usually says, “it is wisdom literature”, or “meditation literature”. There is something important besides geographical information in these texts. And there is. Joshua 17:18c “though the Canaanites have chariots fitted with iron and though they are strong, you can drive them out”. In the beginning of the book and several other parts too, the LORD says to Joshua, “Be strong and courageous”. What does that mean? What is this book really about? Well, the way I see it might not be the same way you see it. The way I see this book is about how we trust God and obey Him. Then we will see Him doing amazing things. It doesn’t matter how n...